Livraria & Editora
Werlang Ltda.

Proposta
Pedagógica
Livros
Didáticos
Livros
Infantis
Oficinas Jogos Tabelas Outras Obras LEW
Idiomas
Contato

Voltar à Lista de Livros

LEW - Livraria & Editora Werlang Ltda.

LEITURAS PARA A UNIVERSIDADE DE SANTA MARIA

Anas, Aurélia, Marília
e a Senhora Poesia

Prof. Ms Gilmar de Azevedo

 

Apresentação

Sumário


APRESENTAÇÃO

    Estes ensaios sobre as leituras obrigatórias para o vestibular da Universidade Federal de Santa Maria traduz, por desejo próprio, uma contemplação aos grandes personagens da literatura brasileira, especialmente às femininas. Anas, homenageiam Ana Terra do O Continente, de Érico Veríssimo, uma mulher que transcendeu a coragem e o espírito materno e guerreiro do século XVIII nas história e cultura do Rio Grande do Sul; também faz alusão a Don'Ana, dos Badaró (da obra Terras do sem fim, de Jorge Amado) por mostrar-se corajosa e perspicaz, participando do mundo cruel (e lírico, às vezes) do homem, principalmente, em uma terra "adubada com sangue" para plantar o cacau.

    Aurélia, alude à personagem alencariana (da obra Senhora) que soube conquistar o homem que amava com os instrumentos que lhe cabiam criados pelos próprios homens. Apesar de pertencer ao mundo idealizado do Romantismo, Aurélia Camargo teve perspicácia e destreza para vencer as adversidades e entregar-se ao amor eterno.

    Marília, refere-se à bela Maria Dorotéia de Seixas (de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga) que botou o pastor Dirceu no inferno (ou no desejoso "céu" plástico de arcades) da paixão. Há, ainda, as "Cecílias", "Ritas" e "Carolinas" dos contos machadianos.

    Personagens femininas desfilam seus charmes e venenos nos contos de Guimarães Rosa e, principalmente, de Clarice Lispector que tenta as libertar do mundo feito pelos/ e para os homens. A fogosa Ângela e a "caridosa" d.Ema dO Ateneu, de Raul Pompéia, engrossam o time das mulheres. Olga Coleoni, de Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, parece estar no mesmo nível das Anas já mencionadas porque possui a mesma coragem e o mesmo instinto de sobrevivência delas, diminuída um pouco de heroísmo em relação a mais surpreendente de todas, Ana Terra.

    Mas nenhuma delas, salvo o gosto pessoas dos leitores (ou das leitoras), agigantam-se à senhora poesia: seja a romântica exaltadora de Gonçalves Dias, angustiante dos poetas do Mal do Século, grandiloqüente de Castro Alves, lírica e cotidiana de Manuel Bandeira ou social e metapoética de Carlos Drummond de Andrade. A senhora poesia está em todas as Anas, Aurélias, Marílias, Olgas, Severianas...

    Este livrinho de ensaios, é bom que se diga, não substitui a leitura das obras listadas pela Universidade Federal de Santa Maria. Pelo contrário, o objetivo é estimular à posterior leitura delas para que o desejo de que os futuros acadêmicos interajam com a leitura se concretize.

    Estes ensaios apenas pretendem ajudar os vestibulandos na difícil e desejosa tarefa de serem aprovados no vestibular em seus cursos. Existe um processo seletivo que exige conhecimento em várias áreas, a concorrência é acirrada e a média tem que ser harmônica em todas as matérias. Isso nos exige a preparação deste material para que os alunos façam uma boa prova de literatura.

    Aqui, os vestibulandos encontram as informações necessárias sobre as obras sugeridas, sobre seus respectivos autores e sobre as escolas literárias a que pertencem.

    Mesmo assim, vale lembrar o que disseram Castro Alves e Ziraldo, respectivamente: "Benditos os que semeiam livros / Livros à mão cheia e mandam o povo pensar..." e "Ler é mais importante que estudar".

    Há fragmentos, principalmente poético - e alguns na íntegra, à disposição para serem interpretados.
Espero que estas informações sobre as obras despertem a curiosidade e o gosto pela leitura das mesmas e que, também, cumpram com o seu objetivo principal: a conquista de uma vaga na Universidade.

Prof. Ms Gilmar de Azevedo


SUMÁRIO

Anas, Aurélia, Marília... e a senhora poesia 05
 
1. Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaça 09
2. Grandes Poemas do Romantismo Brasileiro, organização de Alexei Bueno 29
3. Senhora, de José de Alencar 63
4. Contos, de Machado de Assis 71
5. O Ateneu, de Raul Pompéia 85
6. Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto 93
7. Libertinagem & Estrela da Manhã, de Manuel Bandeira 103
8. Antologia Poética, de Carlos Drummond de Andrade 119
9. Terras do Sem Fim, de Jorge Amado 139
10. O Continente, de Érico Veríssimo 149
11. Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa 179
12. O Primeiro Beijo e Outros contos, de Clarice Lispector 203
 
Referências Bibliográficas 213
 

 


 

Livraria & Editora Werlang Ltda.
Rua Frederico Hoffmann, 140
CEP 99490-000 Tapera RS
Fone 54-3385-1352 54-9981-3951
e-mail: [email protected]