| APRESENTAÇÃO     O conhecimento de Geometria permitiu
                  aos egípcios resolver problemas de medição de terras e a construção
                  de pirâmides. Era uma Geometria puramente experimental.     Por volta do século III a. c.
                Euclides - matemático grego - conseguiu reunir em treze volumes tudo o
                que se conhecia sobre ela. Os filósofos gregos costumavam colocar nas
                portas de suas escolas a seguinte frase: “Não entre nesta Escola se
                você não aprendeu Geometria.” Isto revela a grande importância dada a
                ciência.     No entanto, hoje nas escolas de 1º
                Grau do Ensino Fundamental, ela está relegada ao segundo plano. Os
                professores organizam os conteúdos de tal modo que a Geometria ocupa a
                parte final, preocupando-se mais com a Álgebra.     O entendimento da Álgebra demora,
                quer sua abstração como pela pequena aplicabilidade, não sobrando tempo
                para desenvolver a Geometria, tão necessária ao aluno.     Sendo que, o professor quando pretende
                trabalhar, fica inseguro quanto à forma e técnica de trabalho. Os livros
                são ótimos na fixação dos assuntos, ignorando metodologias e material
                adequado.     Foi com estas preocupações que
                tentamos com os professores de Matemática de 7ª série organizar um
                texto básico a ser desenvolvido em dois bimestres. Para fixação poderá
                ser usado o livro texto do aluno.     A Geometria Experimental consta dos
                assuntos: conceitos primitivos, ângulos, triângulos, quadriláteros e
                círculo.     Segundo as observações dos
                professores que puseram em prática este texto, houve interesse,
                participação e boa aprendizagem dos alunos. “O
                importante é nos tornarmoseternos estudantes, pesquisadores.”
   Prof. Telmo
                Aloysio Hartmann |