| APRESENTAÇÃO             
                A Física é o mais belo instrumento para compreender o mundo em que
                vivemos. Partindo desse princípio, seu estudo deveria se tornar um
                aprendizado agradável; porém o que vemos é uma abordagem demasiadamente
                matemática (com fórmulas e cálculos), que apavoram os alunos, antes
                mesmo de terem tempo de considerar a Física uma ciência viva e
                aplicável.
 Não queremos com
                isso, dizer que o instrumental matemático não seja necessário para
                quantizar os fenômenos Físicos. Até porque, algumas Universidades ainda
                exploram somente este lado matemático em questões de vestibular, como
                algumas das abordadas neste livro, por essa razão, e que, infelizmente,
                pouco ou nada tem a ver com os fenômenos Físicos ou da vida diária.
 
 A experiência de
                mais de vinte e cinco anos com alunos do Ensino Médio, na disciplina de
                Física, nos fez refletir sobre esse assunto, e nos leva a questionar que
                método, eu, professor, devo aplicar para fazer com que o meu aluno
                adquira o gosto pela disciplina. Por isso, acreditamos que, ao iniciar
                cada assunto com uma pesquisa ou questionamento, mostrando, na prática,
                os fenômenos Físicos e seus porquês, o aluno poderá construir a sua
                aprendizagem, avançando e resolvendo os problemas propostos e situações
                reais. Dessa maneira, adquire o gosto pela Física porque entende “o que
                faz” e “para que faz”.
 
 Neste livro,
                apresentamos a Mecânica dos Fluidos, Termologia e Oscilações com
                sugestões de pesquisa inicial, práticas e textos introdutórios para
                tornar as aulas de Física mais atrativas. Além disso, os exercícios
                resolvidos e as questões propostas levam o aluno a analisar, na prática,
                as aplicações daquilo que estudou, bem como ter uma visão de questões
                das provas de Física dos Vestibulares que as Universidade exploraram nos
                últimos anos, desse assunto.
   Tapera, março de 2008. Prof. R. Vicente Werlang e Profª. Maria Denize Vinchiguerra
 7ª Edição |